terça-feira, 24 de março de 2015


Estabelecimento: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Unidade Orgânica: ECATI
Curso Produção Gráfica e  Design
Grau ou Diploma: 1º Ciclo
Unidade curricular: Fotografia Electrónica
Nível: 1º Ciclo
ECTS
Área Científica:
De acordo com a Portaria 256/2005, de 16 de Março
Código:
Total Horas Trabalho: 
Contacto:4
 TP - P - T - PL - TC - S - E - OT - O) – Exemplo: 2TP + 2P
Tempo de Contacto:
Tipo: Semestral
Natureza:
Obrigatória
Língua: Portuguesa
Ano/Semestre: _2__º Ano/2º Semestre
Precedências: N/A
Disciplinas complementares recomendadas:
Estágio Profissional: Não
Docente: José Sanches Ramos

Conteúdos programáticos 
1. Equipamento de tomada de vistas: 
- características; 
- ópticas.
2. Profundidade de campo – manipulação e intencionalidade
3. Iluminação – tipos e características
4. Trabalho em estúdio – retrato, objecto, modelo
5. Trabalho em exterior – social, arquitectura, natureza
  1. Processamentos e tratamento. Sistemas. Periféricos. Arquivos.
  2. Gestão da cor na fotografia e na impressão
8. Edição
1000 caracteres disponíveis):


Objetivo da unidade curricular (1000 Caracteres):
desenvolver metodologias próprias na captação de imagem em interiores e exteriores, em plataforma digital.
- operar com os diferentes sistemas de captação, processamento, tratamento e arquivo de imagens; 
  • desenvolver capacidades críticas e criativas na utilização do meio fotográfico nas suas diferentes aplicações: publicidade, moda, entre outros.
  • favorecer e consolidar conceitos do conhecimento empírico ao técnico científico.



Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir:(1000 Caracteres)
Capacidade para operar com diferentes dispositivos de captação de imagem estática em ambiente electrónico, aplicando os conhecimentos adquiridos nos módulos demonstrativos.
Capacidade para identificar os diferentes processos de iluminação, manipulando os ,tendo em vista a produção de sentido.




Metodologias de ensino e avaliação(1000 Caracteres):Módulos expositivos referenciando os conceitos técnicos e científicos que suportam os conteúdos programáticos.
Módulos demonstrativos com os equipamentos adequados.
Desenvolvimento prático de exercícios apontados, devidamente acompanhados.
Análise crítica dos exercícios realizados.
Avaliação contínua, com pontos intermédios de classificação dos módulos de resposta.
Na segunda semana de aulas, após diagnóstico do grupo de trabalho,afixação de sistema completo de avaliação com indicação de ponderação, percentagens, etc,



Bibliografia principal – estilo APA(1000 Caracteres)
 Adams, Ansel (1981). The Negative. Trustees of The Ansel Adams Publishing Rights Trust.
Adams, Ansel, The Camera (1980). Trustees of The Ansel Adams Publishing Rights Trust.
Adams, Ansel, The Print (1983). Trustees of The Ansel Adams Publishing Rights Trust.
Ang, Tom (2004). Manual de Fotografia Digital. Porto: Civilizações Editores.
Daly, Tim (2000). Fotografia Digital – um guia prático. Lisboa: Centralivros.
Ephraums, Eddie (2005). De la Chambre Noir au Numerique. Paris: La Compagnie du Livre.
Gervereau, Laurent (1997). Voir, Comprendre, Analyser les Images. Paris: La Decouverte.
Jacobson, Ralph E. (1996). Manual de Fotografia. Lisboa: Omega.





Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular(1000 Caracteres): 


Com a aplicação dos referidos conteúdos programáticos na unidade curricular os alunos ficam habilitados a trabalhar a fotografia digital  entendendo a relação entre a imagem e a luz e desenvolvendo com sucesso os exercícios pedidos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos da unidade curricular(1000 Caracteres):
As aulas de carácter prático visam um aumento de aptidões, por parte dos alunos, nas matérias lecionadas , trabalho com equipamento fotográfico  de tomada de vistas e sistemas de iluminação artificial.

Data: Março 2015

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