Estabelecimento: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
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Unidade Orgânica: ECATI
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Curso : Produção Gráfica e Design
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Grau ou Diploma: 1º Ciclo
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Unidade curricular: Fotografia Electrónica
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Nível: 1º Ciclo
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ECTS:
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Área Científica:
De acordo com a Portaria 256/2005, de 16 de Março |
Código:
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Total Horas Trabalho:
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Contacto:4
TP - P - T - PL - TC - S - E - OT - O) – Exemplo: 2TP + 2P
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Tempo de Contacto:
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Tipo: Semestral
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Natureza:
Obrigatória |
Língua: Portuguesa
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Ano/Semestre: _2__º Ano/2º Semestre
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Precedências: N/A
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Disciplinas complementares recomendadas:
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Estágio Profissional: Não
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Docente: José Sanches Ramos
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Conteúdos programáticos
1. Equipamento de tomada de vistas:
- características;
- ópticas.
2. Profundidade de campo – manipulação e intencionalidade
3. Iluminação – tipos e características
4. Trabalho em estúdio – retrato, objecto, modelo
5. Trabalho em exterior – social, arquitectura, natureza
8. Edição
1000 caracteres disponíveis):
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Objetivo da unidade curricular (1000 Caracteres):
desenvolver metodologias próprias na captação de imagem em interiores e exteriores, em plataforma digital.
- operar com os diferentes sistemas de captação, processamento, tratamento e arquivo de imagens;
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Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir:(1000 Caracteres)
Capacidade para operar com diferentes dispositivos de captação de imagem estática em ambiente electrónico, aplicando os conhecimentos adquiridos nos módulos demonstrativos.
Capacidade para identificar os diferentes processos de iluminação, manipulando os ,tendo em vista a produção de sentido.
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Metodologias de ensino e avaliação(1000 Caracteres):Módulos expositivos referenciando os conceitos técnicos e científicos que suportam os conteúdos programáticos.
Módulos demonstrativos com os equipamentos adequados.
Desenvolvimento prático de exercícios apontados, devidamente acompanhados.
Análise crítica dos exercícios realizados.
Avaliação contínua, com pontos intermédios de classificação dos módulos de resposta.
Na segunda semana de aulas, após diagnóstico do grupo de trabalho,afixação de sistema completo de avaliação com indicação de ponderação, percentagens, etc,
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Bibliografia principal – estilo APA(1000 Caracteres)
Adams, Ansel (1981). The Negative. Trustees of The Ansel Adams Publishing Rights Trust.
Adams, Ansel, The Camera (1980). Trustees of The Ansel Adams Publishing Rights Trust.
Adams, Ansel, The Print (1983). Trustees of The Ansel Adams Publishing Rights Trust.
Ang, Tom (2004). Manual de Fotografia Digital. Porto: Civilizações Editores.
Daly, Tim (2000). Fotografia Digital – um guia prático. Lisboa: Centralivros.
Ephraums, Eddie (2005). De la Chambre Noir au Numerique. Paris: La Compagnie du Livre.
Gervereau, Laurent (1997). Voir, Comprendre, Analyser les Images. Paris: La Decouverte.
Jacobson, Ralph E. (1996). Manual de Fotografia. Lisboa: Omega.
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Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular(1000 Caracteres):
Com a aplicação dos referidos conteúdos programáticos na unidade curricular os alunos ficam habilitados a trabalhar a fotografia digital entendendo a relação entre a imagem e a luz e desenvolvendo com sucesso os exercícios pedidos.
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Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos da unidade curricular(1000 Caracteres):s
As aulas de carácter prático visam um aumento de aptidões, por parte dos alunos, nas matérias lecionadas , trabalho com equipamento fotográfico de tomada de vistas e sistemas de iluminação artificial.
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Data: Março 2015
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terça-feira, 24 de março de 2015
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